Programação Carnaval do rio

PROGRAMAÇÃO RIO CARNAVAL 2024

Rio de Janeiro, Capital do mundo

Programação

Tudo sobre o Carnaval 2024 do Rio de Janeiro – programação, detalhes dos eventos, datas, horários, localização, recomendações e detalhes dos ingressos. Nesta seção você também encontrará informações sobre ingressos, fantasias e transporte para os desfiles. Visite-nos regularmente, pois seu Guia online do Carnaval 2024 será dinamicamente atualizado por nossa equipe, de forma a mantê-lo a par de todos os detalhes desta grande festa, da qual o principal convidado é você!

Rio Carnaval 2024 começa oficialmente na sexta-feira, dia 9 de fevereiro e termina na terça-feira Gorda, 13 de fevereiro. Caso você chegue à cidade antes do início oficial do Carnaval, não perca a chance de participar de alguns dos inúmeros eventos que agitam o Rio de Janeiro no período pré-carnavalesco.  Vale a pena!

Desfiles Sambódromo

O Carnaval do Rio de Janeiro tornou-se mundialmente famoso pelo Desfile das Escolas de Samba. Um espetáculo único, uma impressionante exibição de beleza e alegria. Assim poderíamos descrever de forma bastante simplificada a disputa do campeonato entre as escolas de samba cariocas. Devido ao número de escolas envolvido na disputa pelo título, o Grupo Especial é dividido em dois blocos, ou seja, metade das escolas desfila no domingo de Carnaval e a outra metade na segunda-feira, fazendo com que estes dois dias se tornem o grande acontecimento do Carnaval carioca, sendo, portanto, os desfiles cujos ingressos são avidamente procurados por todos os que desejam presenciar este espetáculo de perto. Se você realmente não puder participar destes que são os dias mais procurados e de ingressos com preços mais elevados, outras boas opções ao seu alcance são o desfile das escolas de samba do Grupo de Acesso (cuja campeã adquire o direito de desfilar entre as principais no ano seguinte), que ocorre sexta e sábado (2 de fevereiro e 1 de março), ou o desfile das campeãs, que acontece no sábado seguinte ao término dos desfiles (8 de março).

Há 4 diferentes desfiles no Sambódromo

  1. Escolas de Samba do Grupo Especial
    Domingo e segunda-feira, 15 e 16 de fevereiro – Consulte horários

    Este é O Desfile, o destaque do carnaval carioca. Você não pode perder o show que faz do Rio de Janeiro a capital do carnaval do mundo. Tudo gira em torno do Carnaval destas duas noites.
    As escolas pertencentes a este grupo proporcionam o melhor espetáculo, são magníficas, superando-se a cada ano em apresentações cada vez mais elaboradas e de grande impacto visual. Simplesmente imperdível.
    As duas noites são semelhantes, nas quais as 12 melhores escolas de sambadividem-se entre o domingo e a segunda-feira. Escolha o dia que melhor se encaixa em sua programação. Os portões abrem às 17h, cerimônia de abertura às 20h, e os desfiles começam às 21h.

Ensaios técnicos das Escolas de Samba
Sambas Enredos do Grupo Especial de 2015. 

  1. Desfile das Campeãs
    Sábado, 21 de fevereiro – Consulte horários

    Início às 21h. As 6 primeiras colocadas do Grupo Especial, desfilam com todo seu esplendor mais uma vez, com fogos de artifício e muita felicidade em estar entre as Campeãs.
    Um belo espetáculo, porém sem as proporções da competição, sendo mais em conta que os dias principais, domingo e segunda-feira. Sem dúvida, este é o segundo melhor desfile.
  2. Escolas de Samba do Grupo Série A (Antigo Grupo de Acesso A e B)
    Sexta, 13 de fevereiro e Sábado, 14 de fevereiro – Consulte horários

    Início às 21h. Há 12 escolas de samba de grande porte nesse grupo, onde a Campeã desfilará entre as 12 escolas do Grupo Especialno ano seguinte, causando uma disputa bastante interessante. Devido ao maior número de escolas a desfilar em uma única noite, o tempo de desfile de cada uma delas é um pouco menor do que o concedido a cada uma das escolas do Grupo Especial.
    Grupo Especial: 80min
    Grupo A: 60 min

Veja fotos

  1. Escolas de Samba Mirim
    Terça-feira, 17 de fevereiro – Consulte horários

    Início às 19h. Aqui pode-se ver as próximas gerações de cada escola de samba desde a mais tenra idade já imbuídas do espírito do Carnaval, incluindo-se aí as mesmas disputas e rivalidades. As crianças de todas as comunidades participantes aprendem desde cedo a defender as cores de suas escolas. É importante observar que para poderem participar dos desfiles, todas as crianças devem comprovar que estão matriculadas na escola, pois na maioria das comunidades é feito um trabalho social muito interessante ao longo do ano, e o combate à evasão escolar é a principal linha de ação em todas elas. Como prêmio pelo ano de estudos, os pequenos sambistas podem desfilar pelas suas respectivas escolas mirins.
    Seu desfile segue o procedimento das grandes escolas.

Bailes

Rio de Janeiro, a capital do Carnaval, oferece uma enorme variedades de bailes de carnaval que ocorrem no período pré-carnavalesco e durante o carnaval. Com certeza um deles irá de adequar ao seu perfil. Em sua maioria, os bailes têm ingressos a preços bem acessíveis e ocorrem em locais onde o folião chega sem maiores dificuldades. Os ingressos para a maioria dos bailes oscilam em torno de R$ 200 a R$ 300. A grande exceção é o baile no hotel Copacabana Palace, o mais luxuoso da cidade, voltado para um público que quer curtir o carnaval sem abrir mão de sofisticação. Neste baile o traje obrigatório é black-tie ou fantasia de luxo. Outros grandes bailes ocorrem no Scala, localizado no centro da cidade, bem próximo à estação Cinelândia do metrô. O clube dos Caiçaras e o Hard Rock Café da Folia também organizam animados bailes à fantasia para adultos e crianças.

Na grande maioria dos bailes, não há obrigatoriedade de uso de fantasias, bastando trajar uma roupa confortável e adequada ao calor que faz no Rio de Janeiro no período de Carnaval. De qualquer maneira, sinta-se à vontade para usar uma fantasia ou mesmo improvisar uma. Isso ajudará muito na descontração e fará da sua noite ainda mais especial. Tenha em mente que o Rio é a capital do carnaval e que a cidade inteira está em festa neste período. Vá, participe, use sua fantasia de preferência e caia na folia!

Os melhores bailes de carnaval usualmente contam com bandas que tocam durante toda a noite, variando o repertório entre marchinhas de carnavais antigos e sambas enredo que ficaram marcados na lembrança do folião.

O Baile Mágico no Hotel Copacabana Palace

Sábado, 10 de fevereiro
Este lendário baile não é apenas o ponto alto do Carnaval, mas também o mais famoso baile de carnaval do Rio de Janeiro, sendo a escolha natural para o glamour e sofisticação. Fantasias de luxo, black tie vestido de noite são obrigatórios. Neste ambiente é possível encontrar uma série de personalidades locais e internacionais entre os convidados. Todos os ingressos para este baile incluem buffet, jantar e bebidas livremente, bem como garantem seu acesso a todos os salões do baile. Os ingressos de menor valor são os ingressos individuais de pista, sem direito a mesa. Apesar de não ter assento atribuído, há cadeiras disponíveis na varanda e em outras áreas perto do buffet.

 

Bailes do Scala Rio

Com seus 50 anos, o Scala Rio oferece bailes temáticos todas as noites durante o Carnaval, fazendo parte do grandioso Carnaval do Rio. O local é grande e muito conhecido.
Local: Scala Rio – Avenida Treze de Maio 23, Centro

Você pode adquirir seu ingresso para uma mesa com 4 lugares, camarote ou pista, sendo que nos dois primeiros casos, outros foliões dividirão o mesmo espaço com você, o que não deixa de ser uma boa oportunidade de conhecer novos amigos e criar um grupo bem descontraído!
Camarotes são por pessoa e incluem consumo liberado de bebida alcoólica (exceto uísque), buffet livre com sushi, frutas e snack-bar.

É proibida a entrada de menores de 18 anos.

Baile do Cordão do Bola Preta

Baile de Carnaval da Mangueira

Sábado, 10 de fevereiro
É uma boa oportunidade para experimentar o samba e a atmosfera de uma das mais tradicionais e conhecidas escolas de samba do Rio de Janeiro, sem ter que visitar sua quadra. A escola vai quase completa – o seu grupo de bateristas, os seus principais passistas, além, é claro, de seu casal de mestre-sala e porta-bandeira. Neste dia o samba impera com todo o vigor da escola anfitriã. Fique à vontade para sambar durante toda a noite ou caso você resista à pungente bateria e animação dos demais foliões, apenas assista o evento, que é um dos mais aguardados do carnaval carioca.

Baile Gay

Terça-feira, 13 de fevereiro
Esta é provavelmente a noite mais famosa na série. A exótica coleção de personagens, drag queens, transformistas lotam dois pisos do clube. O Baile é transmitido para todo o Brasil. Atrai sempre uma multidão exuberante e os seus admiradores.
Apesar de ser um baile basicamente voltado para o publico gay, a festa é liberada a todos os que querem se divertir em um dos eventos mais descontraídos e tranqüilos da cidade.

Terreirão do Samba

Local: Praça Onze, Centro
Ingressos: disponíveis no portão de entrada

Este é um espaço ao ar livre que ressuscita a atmosfera da Praça Onze, uma grande praça perto do Sambódromo, O Terreirão do Samba segundo alguns historiadores, é o berço do samba no Rio de Janeiro. Iniciado por Tia Ciata (figura marcante na historia da cidade, extremamente ligada à cultura afro-religiosa) e seus seguidores, amigos e filhos de santo.

O Terreirão do Samba funciona desde antes da abertura oficial do carnaval do Rio de Janeiro, contando com uma enorme e variada programação de atrações todas as noites. A atmosfera descontraída do local conta também com uma praça de alimentação constituída por aproximadamente 50 barracas, onde você poderá fazer pequenas refeições e comprar refrigerantes e bebidas.

Baile da Cidade Maravilhosa

Domingo, 11 de fevereiro
Noite dedicada à Cidade do Rio de Janeiro, com marchinhas de carnaval e sambas antigos e tradicionais da cidade.

Baile da "Cerveja"

Festas de Rua

Lapa - Rio Folia

Todas as noites de carnaval (de sexta a terça-feira) das 20h até o último folião
Local: Arcos da Lapa

Realiza-se em torno dos Arcos da Lapa, centro cultural da cidade, onde os jovens habitualmente se reúnem nas noites de sexta-feira e sábado durante todo o ano. A Lapa, por ser talvez o bairro mais eclético do Rio de Janeiro, presencia durante o Carnaval um verdadeiro festival de música experimental, onde novos ritmos e estilos são apresentados ao público. Mas não se preocupe, pois o samba marca sua presença todos os dias. O melhor de tudo isso é que o evento, além de bastante divertido e descontraído, e grátis!
Há uma área de alimentação popular, com bebidas e e barracas que servem sanduíches e pequenas refeições. Tudo a preços bem acessíveis. Portanto, se você vem ao Rio e quer se divertir sem gastar muito dinheiro, a Lapa torna-se uma parada obrigatória.

Cinelândia

De sexta a terça-feira de carnaval, 18:00-03:00
Local: Praça Floriano, Cinelândia, Centro

A festa dura cinco dias ao som de orquestras e cantores conhecidos. São apresentações saudosistas, de artistas que construíram a história do Carnaval, revivendo a atmosfera dos bailes de carnaval grandiosos do passado.

O público deste evento é majoritariamente composto por pessoas mais idosas e trabalhadores, muitos deles buscando relembrar os tempos áureos do rádio, com alguns ídolos deste período apresentando-se para o seu fiel público. O ambiente torna-se por este motivo muito gostoso e familiar.

Arredores do Sambódromo

Durante os dias de desfiles no Sambódromo, os seus arredores adquirem uma intensa vida noturna, com milhares de frequentadores. Misturados a essa multidão, podemos ver alguns integrantes de escolas de samba já fantasiados, que ainda irão desfilar e estão passando o tempo com os amigos, ou já desfilaram e comemoram o desempenho de suas escolas. O trânsito de pessoas é inacreditável, e algumas ruelas próximas ficam superlotadas. Espere encontrar aqui todo o tipo de gente, incluindo aí os que não aguentaram beber tanto, grupos animadíssimos de pessoas para as quais o samba parece não ter fim, pregadores religiosos tentando arrebanhar algumas ovelhas, etc. Enfim, é Carnaval e liberdade é a palavra de ordem no templo do samba.

Ensaios Técnicos na Comunidade

Estes são os ensaios com a presença dos desfilantes e da bateria mais ou menos nas posições que irão desfilar no Sambódromo. No entanto, eles acontecem nas quadras das Escolas de Samba, que às vezes são distantes e em áreas carentes de acesso mais complicados. Você pode ir a assistir os ensaios de uma escola, mas só pode participar do desfile de sua própria escola.

Ensaios Técnicos no Sambódromo

Há grandes ensaios que acontecem no Sambódromo. São quase como um Desfile, porém sem fantasias e carros alegóricos (às vezes, eles são substituídos por ônibus) e nem sempre a escola se apresenta completa. O Ensaios Técnicos geralmente começam em dezembro, sempre nos fins de semana, quase todos, até o dia do desfile.

O último ensaio no Sambódromo acontece no ultimo domingo que antecede o Carnaval do Rio.

PRICIPAIS EVENTOS

Todos os dias de Carnaval

Praias de Copacabana e Ipanema –
Todas as tardes
Cinelândia – Todas as noites
Lapa – Rio Folia à partir das 20:00
Terreirão do Samba – à partir das 20:00
Baile do Scala a partir das 23:00.

Sexta-feira, 09 de fevereiro

13:00 Cerimônia de Abertura – O Rei do Carnaval (Momo) é coroada pelo prefeito da cidade e recebe chaves da cidade
21:00 Desfiles dos Grupos de Acesso.

Sábado, 10 de fevereiro

09:30  Banda de rua Cordão do Bola Preta (Centro da cidade)
16:00  Banda de Ipanema, concentração na Praça General Osório, Ipanema
20:00  Concorrência Bandas de Rua na Av. Rio Branco, Centro
21:00  Desfile das Escolas de Samba do Grupo de Acesso
23:00  Baile Mágico no Hotel Copacabana Palace.

Domingo, 11 de fevereiro

22:00 Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial.

Segunda-feira, 12 de fevereiro

22:00 Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial.

Terça-feira, 13 de fevereiro

16:00  Banda de Ipanema (último desfile de carnaval)
21:00  Desfile das Escolas de Samba Mirins
23:00  Baile Gay no Scala Rio.

Blocos de Rua

Blocos de carnaval de rua são a marca registrada da informalidade e descontração do carnaval carioca. Os foliões vão se juntando aos poucos, tomar um chopinho é um bom pretexto para ficar um pouco mais com os amigos, aos quais vão se somando outros que chegam. Pronto! Esta é a fórmula para juntar um enorme grupo em uma grande festa que no caso dos blocos, podem percorrer algumas ruas do bairro onde se localizam ou ficar no mesmo lugar a noite inteira, sempre com a garantia de que o divertimento é certo. Alguns blocos vendem camisas ou abadás a quem quiser participar como integrante, mas a grande maioria só tem a finalidade de ir juntando mais foliões por onde passar. Não perca a chance de sair atrás dessas verdadeiras passeatas de alegria, pois é gratuito!

Você encontrará abaixo uma lista com os melhores blocos de carnaval de rua do Rio, seu percurso do Carnaval e seus respectivos cronogramas.
Mais de trezentos blocos deverão tomar as ruas no carnaval do Rio, portanto haverá certamente uma delas ou mais nas imediações do local onde você for se hospedar no Rio de Janeiro. Fique atento e não deixe de curtir a festa.

A maior manifestação de rua tem lugar na Av. Rio Branco, Centro. De sábado a terça-feira você pode ver a maior variedade de blocos de rua, e é onde a descontração atinge seu ápice, com grupos tradicionais, como o Cordão do Bola Preta, Cacique de Ramos e Bafo da Onça, para citar apenas alguns. Uma visita no final da tarde é sempre divertida.

ZONA SUL

Banda de Ipanema

Bairro: IPANEMA
Dia de desfile: sábado anterior ao  Carnaval e sábado de Carnaval 17:00
Percurso: Praça General Osório, Ipanema e Leblon.

Simpatia é Quase Amor

Bairro: IPANEMA
Dia de desfile: sábado anterior ao Carnaval e domingo de Carnaval 17:00
Percurso: Teixeira de Mello e Vieira Souto – Posto 10 (Country Club).

Imprensa Que Eu Gamo

Bairro: LARANJEIRAS
Dia de desfile: dois sábados antes do Carnaval 16:00
Percurso: Mercadinho São José das Artes, Rua Gago Coutinho.

Monobloco

Bairro: COPACABANA
Dia de desfile: domingo após o Carnaval 9:00 am
Percurso: Av. Atlântica.

Rancho Flor do Sereno

Bairro: COPACABANA
Dia de desfile: segunda de Carnaval 18:00
Concentração: Bar Bip-Bip, Rua Almirante Gonçalves 50
Percurso: Av. Atlântica, ao longo da praia.

Suvaco do Cristo

Bairro: JARDIM BOTÂNICO
Dia de desfile: no Domingo que antecede o Carnaval 13:00
Concentração: a partir do meio-dia sem hora para acabar, no Bar Jóia (na esquina da Rua Jardim Botânico com Rua Faro)
Percurso: Rua Jardim Botânico, Praça Santos Dummont, em frente ao Jockey Club.

Bloco Que Merda é Essa?!

Bairro: IPANEMA
Desfile: Domingo de Carnaval as 14:00
Concentração: esquina Rua Garcia d’Ávila e Nascimento Silva
Percurso: Garcia d’Ávila, Vieira Souto para o Arpoador.

Bip-Bip

Bairro: COPACABANA
Desfile: Sábado de carnaval 00:01am e terça de carnaval 11:59pm
Concentração: Bar Bip-Bip, Rua Almirante Gonçalves 50.

Esse é o Bom, mas ninguém sabe

Bairro: COSME VELHO
Desfile: quarta que antecede o carnaval 18:30
Concentração: Quadra dos Guararapes, Ladeira dos Guararapes.

SANTA TERESA / CENTRO

Céu na Terra

Bairro: SANTA TERESA
Desfile: segunda de carnaval 16:00
Concentração: Rua Dias de Barros, em frente do Bar do Serginho.

Bloco das Carmelitas

Bairro: SANTA TERESA
Desfile: Sexta de carnaval 18:00 e terça de carnaval 17:00
Concentração: Na esquina da Dias de Barros e Ladeira de Santa Teresa
Percurso: Dias de Barros, Almte. Alexandrino e Largo do Guimarães.

Escravos da Mauá

Bairro: CENTRO – Praça Mauá
Desfile: Quinta que antecede o carnaval 19:00
Concentração: Largo de S. Francisco da Prainha, próximo a Rua Sacadura Cabral
Percurso: Rua Sacadura Cabral, Praça Mauá, Av. Rio Branco, Rua Mayrink Veiga para Largo de Santa Rita, Rua do Acre, e volta para Praça Mauá.

Cordão do Bola Preta

Bairro: CENTRO – (Cinelândia)
Desfile: Sábado de carnaval 16:00
Concentração: Rua Sacadura Crabral, 373
Percurso: Rua Araújo Porto Alegre, Rua México, Praça Melvin Jones, Av. Nilo Peçanha e Largo da Carioca.