Rio Carnival

FAQ Carnaval 2023

Rio Carnival

As datas do Desfile das Escolas de Samba são: Grupo Acesso17 e 18 de Fevereiro, Grupo Especial 19 e 20 de Fevereiro e Desfile das Campeãs 25 de Março

O sambódromo oferece quatro tipos diferente de ingressos, sendo:

Arquibancadas que são lugares acessíveis com ótima vista. Da arquibancada você terá uma visão ampla e panorâmica de todo o desfile.

Cadeiras que são ugares marcados. As cadeiras estão organizadas em um teatro a céu aberto, ficando posicionadas ao final do desfile.

Frisas ficam bem pertinho da pista de desfile! A excelente localização das frisas permite uma visão privilegiada do desfile durante toda anoite. São cadeiras dentro de pequenos cercados. Divididas em quatro filas, de A a D, sendo a fila A mais próxima da pista e a fila D a mais longe. Cada Frisa acomoda até 6 pessoas, mas todos os ingressos são vendidos separadamente.

Camarotes oferecem uma experiência diferenciada para assistir o Desfile das Escolas de Samba do Carnaval de Rio de Janeiro.
Este ingresso VIP tem enormes benefícios, entre eles  Buffet com deliciosas comidas E Bebidas a noite inteira.

O desfile competitivo das  Escolas de samba do Rio de Janeiro é o maior espetáculo da Terra. Que se divide em 5 (cinco) noites.
As primeiras duas noites (sexta-feira e sábado) você pode assistir o desfile das escolas de samba do Grupo de serie Ouro.
A terceira e quarta noite (domingo e segunda-feira) são as noites mágicas, porque assistirá as escolas de samba mais tradicionais, as do Grupo Especial.
Já o desfile das campeãs é a apresentação das (seis) melhores Escolas do Grupo Especial.

Domingo (19/02/2023)

1 – Império Serrano
2 – Grande Rio
3-  Mocidade
4- Unidos da Tijuca
5 – Salgueiro
6- Mangueira

Segunda-feira (20/02/2023)
1- Paraíso do Tuiuti
2- Portela
3- Vila Isabel
4- Imperatriz
5- Beija-flor
6-Viradouro 

Sexta (17/02/2023)

1- Arranco

2- Lins Imperial 

3- Vigário Geral

4- Estácio de Sá 

5- Unidos de Padra Miguel

6- Sossego

7- São clemente 

Sábado (18/02/2023)

1- União de Jacarepaguá

2- Unidos da Ponte

3- Unidos de Bangu

4- Em cima da Hora

5- Porto da Pedra

6- União da Ilha 

7- Império da Tijuca

8- Inocentes de Belford Roxo

Todos os dias são incríveis. Mas certamente a primeira opção é assistir no domingo e segunda-feira de Carnaval que são os dias que se apresentam as escolas mais populares e tradicionais, que fazem parte do grupo especial.
O desfile das Campeãs também é uma outra opção caso prefira assistir as seis melhores escolas do ano.
Na sexta e no sábado desfilam as escolas da Série Ouro que disputam uma vaga no grupo especial. 

Grupo de Acesso Sexta-Feira e Sábado de Carnaval: Estes dois dias os ingressos são significativamente mais baratos.
Embora as escolas trabalhem com orçamento menor, o entusiasmo e beleza são os mesmos.
As melhores Escolas de Samba terão como grande o privilégio de participar do Grupo Especial no próximo ano.
Grupo Especial Domingo e Segunda-Feira
Estes são considerados os grandes dias do Desfile de Carnaval, as melhores 14 Escolas de Samba do Rio de Janeiro apresentam toda sua criatividade e novidades, estas são as verdadeiras noites magicas do Sambódromo.
Desfile de Campeãs
Este Desfile acontece o primeiro Sábado depois do Carnaval. Nesta noite, as 6 (seis) melhores Escolas do Grupo Especial mais a Campeã do Grupo de Acesso, repetem suas performances.
Esta é uma noite extraordinária, e não são os ingressos mais caros, um ótimo custo-benefício.

A apuração das notas das escolas de samba do Grupo Especial é realizada na quarta-feira de cinzas; declara-se a campeã e a última colocada é rebaixada para a o Grupo de Acesso (também chamado de Série A).

As seis melhores colocadas voltam à Marquês de Sapucaí no sábado seguinte para o desfile das campeãs.

Para escolher as melhores Escolas, os jurados levam em consideração samba de enredo, casal porta-bandeiras, bateria (instrumentos de percussão), ala das baianas, pontualidade, comissão de frente, alegorias e adereços 

Em nosso site, em Ingressos – Arquibancadas, Frisa e Camarote, você terá fotos, mapas e descrição de cada ingresso que os auxiliarão em sua escolha.

Ingressos

Os setores no meio ou um pouco para o final da Avenida são excelentes, do setor 5 até o setor 11. Pagar um pouco mais faz uma grande diferença quando se trata da vista

 evento não se suspende, acontece independentemente das condições climáticas. Os guarda-chuvas não são permitidos dentro do estádio para não prejudicar a visão dos espectadores. Para se proteger das chuvas orientamos levar uma capa de chuva ou comprar ingressos que possui cobertura, como os Camarotes e as Frisas Cobertas.

5 anos é a idade mínima para assistir o Desfile das Escolas de Samba.

O horário de chegada dependente do ingresso que você escolher.
O sambódromo abre suas portas 19 horas.
Ingressos numerados podem chegar a qualquer momento, porque o que seu lugar estará reservado.
Quem optar por uma arquibancada não numerada é importante chegar até às 20 horas, para garantir um bom lugar.

 

Todas as noites se apresentam 6 (seis) Escolas de Samba. Cada performance tem a duração mínima de 65 e máxima de 75 minutos.
A duração total do evento é entre 7 e 8 horas.

Sim, e permitido levar comida e bebidas. Poderá levar até 02 (dois) vasilhames plásticos de 500 ml com bebida (água, suco, refrigerante ou cerveja) e até 02 (dois) itens de alimentação (fruta, salgado ou sanduíche). Proibida a entrada de isopores, garrafas de vidro, latas de alumínio, sacolas, armas, objetos cortantes, fogos de artifício e sinalizadores.
No sambódromo terá a oportunidade de comprar comidas e bebidas.

Completamente seguro. Além de um clima familiar o sambódromo tem segurança particular no seu interior e muita segurança pública na rua e seus arredores.

 Para chegar ao Sambódromo, a prefeitura orienta que o público opte pelo transporte público. Quem for de metrô deve ficar atento ao setor para onde comprou o ingresso. Para o lado par da Sapucaí, deve-se saltar na estação Praça Onze. Já quem vai para os setores ímpares ou para os shows no Terreirão do Samba deve ficar na Central do Brasil.