Beija-Flor - Samba School Song Português

Beija Flor Samba School flag

Listen here to the samba song of the Rio Samba School Beija-flor. Just click on the music player on the side.


Beija-Flor Samba School

DETAILS

Established in: 25/12/1948

Flag Colours: Blue and White

Honorary:Aniz Abrahão David & Laíla

President: Farid Abrahão David

Address: Rua Pracinha Wallace Paes Leme


Reharsals: On Thursdays, from 21h

Head Quarter: Samba City (Quarter nº 11)

Press: Natália Louise


Beija-Flor 2017

2017 parading time

Parading Theme: "A Virgem dos Lábios de Mel – Iracema"

Carnival Designers (Carnavalescos):
André Cezari, Fran-Sérgio, Ubiratan Silva, Vítor Santos e Bianca Behrends

Carnival Manager: Laíla

Vocalist: Neguinho da Beija-Flor

Drummer`s Regents: Plínio e Rodney

Drummer`s Queen: Rayssa Oliveira

Flag Carring Couple:
Claudinho & Selmynha Sorriso

Vanguard:
Marcelo Misailidis


2017 parading time

Beija Flor Samba School Song

Beija flor means humming bird. It is a beloved and omnipresent bird in the Rio region. The school is based on the outskirts of Rio de Janeiro, in a place called Nilopolis.

Samba School Beija-Flor is currently ranked the highest among all Rio samba schools. It has achieved the reputation of being the best school by a combination of outstanding and unparalleled artistic organizational management with a strong determination to win. It is the only school with a whole team of carnival designers (currently 5 of them) whereas most other schools only have one. It imposes strict rules and has the highest expectations towards all of its parading members.

It began its recent winning streak in 1998 and won again in 2003, 2004, 2005, 2007, 2008 and 2011. In recent years, if it didn't win it was very close to it. It is well-known for its creative extravagance and powerful colors.

Beija-Flor

Theme: "A Virgem dos Lábios de Mel – Iracema"

Composers: Claudemir, Maurição, Ronaldo Barcellos, Bruno Ribas, Fábio Alemão, Wilson Tatá, Alan Vinicius e Betinho Santos

Vocalist: Luiz Antônio Feliciano Marconde (Neguinho da Beija-Flor)

2017 Samba Lirics


ARA QUEM BATEU NO CHÃO
A ALDEIA TODA ESTREMECEU
O ÓDIO DE IRAPUÃ
QUANDO A VIRGEM DE TUPÃ SE ENCANTOU COM O EUROPEU
NESSA CASA DE CABLOCO HOJE É DIA DE AJUCÁ
DUAS TRIBOS EM CONFLITO
DE UM ROMANCE TÃO BONITO COMEÇOU MEU CEARÁ

PEGA NO AMERÊ, ARETÉ, ANAMA
PEGA NO AMERÊ, ARETÉ, ANAMA

BEM NO CORAÇÃO DESSA NOSSA TERRA
A MENINA MOÇA E O HOMEM DE GUERRA
ELE SENTE A FLECHA, ELA ACERTA O ALVO
ÍNDIA NA FLORESTA, BRANCO APAIXONADO
VEM PRA MINHA ALDEIA, BEIJA-FLOR
TABAJARA, PITIGUARA BATE FORTE O TAMBOR
UM CHAMADO DE GUERRA, MINHA TRIBO CHEGOU
RECLAMANDO A PUREZA DA PELE VERMELHA
NO VENTRE BATE O CORAÇÃO DE MOACIR
O MILAGRE DA VIDA, ME FAZ UM MAMELUCO NA SAPUCAÍ
OH LINDA IRACEMA MORREU DE SAUDADE
MULHER BRASILEIRA DE TANTA CORAGEM
UM RAIO DE SOL A LUZ DO MEU DIA
ILUMINADA NESSA MINHA FANTASIA

A JANDAIA CANTOU NO ALTO DA PALMEIRA
NO NOME DE IRACEMA
LÁBIO DE MEL, RISO MAIS DOCE QUE O JATI
LINDA DEMAIS CUNHÃ-PORÃ ITEREI
VOU CANTAR JUREME, JUREME, JUREME
VOU CANTAR JUREMA, JUREMA
UMA HISTÓRIA DE AMOR, MEU AMOR
É O CARNAVAL DA BEIJA-FLOR

A NOSSA VOZ VAI ECOAR… PRESERVAR!

 


2017 Parading Theme

"A Virgem dos Lábios de Mel – Iracema"

Introdução

O projeto carnavalesco inspirado na obra que descreve o encontro entre o português Martin Soares Moreno, e a Virgem dos Lábios de Mel, a índia da tribo Tabajara, de nome Iracema, tem o Ceará como palco principal, e como cenário, a natureza exuberante deste lugar paradisíaco, de verdes matas, onde cantam jandaias nas frontes de carnaúba.

Índia morena, serena, bela como uma flor, és tu, Ó formosa Iracema! Sua pureza provoca encantamento e seduz ao mesmo tempo.

E foi essa magia, soprada pelo vento, que deixou Martin Soares Moreno sem alento...

Ela, de pele morena. Ele, Moreno no nome...

E esse encontro amoroso entre duas civilizações distintas, é bem mais salutar que um romance literário e nacionalista, onde suscintamente, Iracema representa a cultura brasileira, e Martin Soares, o branco europeu.

Narrativa repleta de detalhes, pontua magistralmente a história do Ceará, o nascimento de um fruto miscigenado, possivelmente o primeiro mameluco nato, e entrelaça, de modo singular, a história do nosso imenso Brasil plural e a Lenda do Ceará.

JUSTIFICATIVA

Somos todos indígenas!!! Nós somos, terminantemente, um país indígena, e ainda assim, a história dos índios no Brasil – os legítimos donos da terra – quase não tem registros; o nosso legado é, bem dizer, preservado quase que integralmente através da história oral.

Iracema (que em Tupi significa “Lábios de Mel”), é a Lenda do Ceará; tornou-se símbolo do Estado. Em uma mesma história, uma narrativa visceral, que agrega romance, paixão, documentário, suspense, ficção, guerra, alucinação, abstração. O romance nacionalista indianista – que é um clássico da literatura brasileira – é a fonte de inspiração para o nosso projeto carnavalesco, intitulado “A Virgem dos Lábios de Mel – Iracema”.

Trata-se de uma história de amor. Uma linda história de amor!!! E também, uma história do Brasil. Do nosso Brasil brasileiro; o surgimento do primeiro mameluco, caboclo brejeiro, contado, magistralmente por José de Alencar. A obra traduz a memória afetiva do autor, e a saudade latente de sua terra natal e suas origens, daí ser tudo muito vivo, muito colorido, primorosamente detalhado.

A história de amor de uma vestal indígena, dotada de pureza, limpidez e castidade, fonte de mel consagrada à Tupã, que se apaixona incondicionalmente por um guerreiro estrangeiro. Um relato sobre o encontro de duas raças, e o fruto dessa paixão, que resulta no nascimento do primeiro brasileiro mestiço, um legítimo filho do Ceará.

Aceitamos o desafio de, com originalidade, transmutar letras em fantasias, poesia em alegorias, livro em carnaval. Transformar uma história, em espetáculo nacional, uma autêntica ópera popular indianista à céu aberto. Esse é o compromisso assumido ao conceber e desenvolver “A Virgem dos Lábios de Mel – Iracema”.

E parafraseando Friedrich Nietzsche, que afirmava que “a arte existe para que a realidade não nos destrua”, é com muita felicidade que abraçamos Iracema. Uma obra que é um marco na descoberta de nossa identidade nacional. É uma narrativa que solidifica o mito da fundação da identidade brasileira. E, por isso mesmo, merece ser, sempre que possível, revisto, revisitado, repaginado, divulgado, sentido, absorvido. Iracema é, e sempre será, a Lenda do Ceará!

SINOPSE

Poema em prosa.

Romance, poesia, heroísmo, lirismo, história.

Vestal consagrada à luz de Tupã – o Deus Criador, Iracema, a Virgem dos Lábios de Mel, inocente criatura, cujo o sorriso era mais doce que o favo da jati, nasceu no paraíso intocado, berço da terra selvagem.

Filha da floresta, mais rápida que a ema silvestre, cujos cabelos eram mais negros que as asas da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira, a sacerdotisa é símbolo da mais cândida pureza.

Em meio ao verde das matas, à natureza exuberante, sob a luz das estrelas, no meio do caminho, o esplendor do encontro da natureza com a civilização – Iracema e Martim, a flor e o espinho.

Iracema... Menina mulher, sinuosa e faceira; é ela quem atira a flecha certeira. Em seu semblante resplandece a face de uma típica nativa da América*. Bela tal qual uma pintura, ainda casta e pura, revela quase ingênua sensualidade desnuda, desenhada nas curvas perfeitas de seus seios e quadris.

A joia do Senhor das Aldeias, guardiã do segredo da Jurema, se resguarda, se preserva, se mantém intacta, até encontrar o mais sublime amor. Então, apaixonada, enfim, se entrega. Entoam acordes dissonantes, explode a paixão pulsante. Mas registre-se: não se trata só do prazer da carne, é um momento mágico, ansiado, aguardado, desejado. Uma questão de se perder para se encontrar...

Então, o fogo do entusiasmo acende um interesse vivo, a vontade de realizar, o ardor do querer, satisfazer de prazer. Duas raças se unem. Ele, o lenço; ela, o vento. Sedução, ternura, encanto. O despertar de ardentes desejos viris... O sangue correndo nas veias revela fertilidade. De dois, faz-se um só ser.

Tabajaras, Pitiguaras, europeus. Lanças, lástima, conflito e batalha. Pele branca e pele vermelha; terra branca, sangue vermelho... Uma mistura de tons e sons, do mel e do fel.

Essa ópera indianista de rara beleza, que se desenrola num cenário multicor, revela a semente fecunda, o milagre da vida, o nascimento de Moacir, o primeiro brasileiro mestiço.

Iracema não resiste... Mas nada de tristeza, Iracema persiste!!! Existe em cada pedacinho de terra, e nas veias de cada filho desse chão. É a história viva, signo de um povo! O Ceará sempre será Iracema!!!

E nós, somos uma legião de guerreiros da tribo Beija-Flor!!! Temos uma fé inabalável, e cremos na força de Tupã!!! Respeitamos a magia do som do trovão, o rufar dos tambores, e a marcação dos passos no chão, em perfeita sincronia, legado deixado pelos nossos ancestrais, valentes e legítimos donos da terra. Tal qual um exército defendendo o pavilhão azul e branco, iremos saudar Iracema, a Virgem dos Lábios de Mel, a Lenda do Ceará!!!

(*) Iracema é um anagrama de América.

 


 

Beija-Flor`s history

A Beija-Flor foi formada por um bloco carnavalesco, de Nilópolis, no dia 25 de Dezembro de 1948, por um grupo formado por Marte F, Milton de Oliveira (Negão da Cuíca), Edson Vieira Rodrigues (Edinho do Ferro Velho), Helles Ferreira da Silva, Mário Silva, Walter da Silva, Hamilton Floriano e José Fernandes da Silva.

Mas foi a mãe de Negão da Cuíca, Dona Eulália, que sugeriu o nome da agremiação, o que lhe valeu o direito de ser admitida como fundadora. O nome foi inspirado no Rancho Beija-Flor, que existia na cidade de Valença, na região serrana  do Rio.

Somente em 1953, o bloco, que virou um vitorioso no bairro, se transformou em escola de samba, fazendo o seu primeiro desfile oficial em 1954 pelo, Segundo o Grupo quando obteve a primeira colocação. Vice-campeã do segundo grupo novamente em 1962, foi novamente rebaixada após o décimo e último lugar de 1963. Em 1964, amargou novo rebaixamento, indo parar na terceira divisão do carnaval.

Após vários anos pelas divisões inferiores, apenas em 1973, quando apresentou um enredo sobre a educação, conquistou o vice-campeonato do segundo grupo, conquistando novamente o acesso à divisão principal.

A história da agremiação, pode ser dividida em duas partes: antes e depois de Joãozinho Trinta, que assumiu o cargo de diretor em 1976, com um enredo em homenagem ao jogo do bicho. Os desfiles assinados são considerados pela maior parte da crítica como antológicos, pois mesmo quando não vencia, provocava admiração nos espectadores.

Foi o que aconteceu em 1989 quando a escola, conhecida pelo luxo de suas alas e alegorias, surpreendeu o público com o enredo "Ratos e urubus, larguem a minha fantasia" levando para o Sambódromo, carros e alas repletos de lixo, além de uma réplica do Cristo Redentor mendigo.

Após uma ação judicial proposta pela Igreja Católica , a imagem foi proibida pela Justiça, e a alegoria passou pelo desfile coberta por um plástico, a frente do qual se podia ler "mesmo proibido, olhai por nós". Mesmo com isso no meio do desfile das campeãs daquele ano integrantes da escola arrancaram o plástico que cobria o cristo, levando o público ao delírio e a Platéia a aplaudir. Naquele ano a Beija-Flor ficou com o segundo lugar, mas Joãozinho foi considerado por algumas pessoas o campeão moral do desfile.

No carnaval de 1992, um casal desfilou completamente desnudo. Joãozinho Trinta foi levado a Delegacia de Policia, onde alegou que era uma homenagem a obra de Leonardo Vinci.

Após a saída do carnavalesco, após o carnaval de 1992, a escola colocou no posto Maria Augusta (1993) e o jovem Milton Cunha (1994-1997).

Com a criação de uma comissão de carnaval, em 1998, a escola voltou a vencer um campeonato, empatada com a Mangueira.

Quadra da Beija-Flor durante a final do concurso de Samba-enredo para 2011.

Durante os 2000 a escola se manteve sempre nas primeiras colocações, sendo que no período 2003/2005 conquistou seu segundo tri campeonato. Em 2007, voltou a ganhar, dessa vez com uma diferença considerável em relação à segunda colocada . Meses após o Carnaval, a Polícia Federal, durante a Operação Hurricane, prendeu, entre outros bicheiros envolvidos com escolas de samba e a LIESA, o patrono a escola, Anísio Abraão David, e apreendeu uma volumosa quantia de dinheiro, que segundo o delegado responsável pela operação, seria para comprar os jurados do desfile e assim garantir a conquista do título para a Beija-Flor . Após isto, instalou-se uma CPI na Câmara Municipal da cidade do Rio de Janeiro, que não comprovou nenhuma fraude, já que os kits alegados eram para tão-somente os mapas de votação e o delegado que afirmou tal fraude se recusou a comparecer para testemunhar na CPI, assim como a investigação da Polícia Federal nunca comprovou tais acusações.

Ainda em 2003, surgiu como revelação a passista mirim Raíssa de Oliveira, que tornou-se conhecida por tornar-se rainha de bateria com apenas 12 anos e por sua efetividade num posto altamente rotativo.

Em 2008, a comissão de carnaval escolheu o enredo "Macapába: Equinócio Solar, viagem fantástica ao meio do mundo" e conquistou o bicampeonato e o seu 11º título.

No ano seguinte, o tema escolhido foi "No chuveiro da alegria, quem banha o corpo lava a alma na folia", que falava sobre o hábito de se banhar, e os diversos tipos de banho . Houve naquele ano uma pequena mudança no estilo do samba-enredo escolhido. Aquele carnaval também ficou marcado por ter sido realizado em plena passarela, pouco antes do desfile, o casamento do intérprete Neguinho da Beija Flor, que naquele ano se recuperava de um câncer. A cerimônia teve sua parte final transmitida ao vivo pela Rede Globo, sendo que Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve presente nos camarotes do Carnaval, foi padrinho do casamento de Neguinho. Naquele ano, a escola conquistou um vice-campeonato, perdendo o título para o Salgueiro. 

Em 2010, a Beija-Flor trouxe para a Marquês uma homenagem aos 50 anos de Brasília, sendo considerado um enredo bastante polêmico, e que acabou sendo ofuscado pelos escândalo político que estavam acontecendo no Distrito Federal, durante o ano de 2009 e o inicio de 2010. 

Para 2011, o tema escolhido para o carnaval foi uma homenagem ao cantor Roberto Carlos , que se declarara torcedor da agremiação, e no passado já participara de alguns eventos em conjunto com integrantes da escola: Neguinho da Beija-Flor, em julho de 2009, no show carioca da turnê Roberto Carlos - 50 Anos de Música, o próprio Roberto esteve presente no casamento de Neguinho e integrantes da agremiação participaram de shows realizados em cruzeiros onde o cantor também se apresentou. Boatos chegaram a ser divulgados na imprensa sobre um suposto relacionamento entre Roberto e a rainha de bateria Raíssa de Oliveira . No concurso de samba enredo, após a inscrição de dezenas de parcerias, recebeu destaque o samba enredo composto por Erasmo Carmo, Eduardo Lages e Paulo Sérgio Valle, que ficou entre os oito, mas acabou sendo eliminado da disputa. Confirmando o favoritismo, o samba de Samir Trindade (nº 39) derrotou as parcerias de nº 35 (Tom Tom, Miguel Menezes, Gelson, Barbosão e Diogo Rosa) e 77 (Marcelo Guimarães, Ribeirinho, Paulo Lopitas, Almir da Ilha, Milton Tubarão e Veni Vieira). Sagrou-se campeã de 2011. Devido a desentendimentos, Alexandre Louzada após os carnaval .

Integrantes da escola no palco, após a escolha do samba 39, para o Carnaval 2011

Para 2012 com a inclusão de André Cezar, junto com Laíla, Fran-Sérgio, Ubiratan Silva e Victor Santos, a Beija-Flor homenageou os 400 anos da cidade de São Luís do Maranhão. Além disso trouxe Fábio de Mello como coreógrafo da comissão de frente .

Fora do carnaval, ainda em 2011, a escola sediou um evento de MMA denominado Beija-Flor Fight Combat, onde contou com lutadores da Região Metropolitana, em evento que lotou sua quadra, em 2011.

Em 2013, a escola contou a história do cavalo, com patrocínio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Manga-larga Marchador .Com o vice-campeonato, garantiu sua vaga no desfile das campeãs, do qual participava desde 1993.

O presidente de honra da agremiação manifestou desejo de ter Boni como enredo de 2014 e o próprio disse que aceitaria a homenagem. O enredo foi confirmado após o desfile das campeãs.

Para o carnaval de 2014 a escola escolheu o samba enredo da parceria de Sidney de Pilares, JR Beija-Flor, Junior Trindade, Adilson Brandão, Zé Carlos e Diogo Rosa. sendo este eleito por internautas do site SRZD, como o melhor desse ano . Além de mais uma vez trazer uma inovação para Marques de Sapucaí em 2014 que será a interação entre o 1º Casal de MS e PB e a comissão de frente, gerando uma maior expectativa para o desfile ; porém, as notas que a escola recebeu, foram, em sua maioria, baixas, chegando a ganhar 9,5 (em uma escala de 9,0 a 10) no quesito samba-enredo e outro em comissão de frente. No resultado final, a escola ficou em sétimo lugar, fora dos desfiles das campeãs, sendo o seu pior resultado desde 1992.

Em 2015, a Beija-Flor levou para a Sapucaí o enredo "Um griô conta a história: Um olhar sobre a África e o despontar da Guiné Equatorial. Caminhemos sobre a trilha de nossa felicidade", que abordou a cultura e história da Guiné Equatorial. O samba escolhido foi o de número 13, parceria de J.Velloso, Samir Trindade, Jr Beija Flor, Marquinhos Beija Flor, Gilberto Oliveira, Élson Ramires, Dílson Marimba e Silvio Roma. A escola foi a terceira a desfilar na segunda-feira de carnaval. Venceu o campeonato com um total de 269,9 pontos de 270 possíveis (contando descartes).

Em 2017, a azul e branca de Nilópolis tenta o bicampeonato levando pra Avenida a história de vida de Cândido José de Araújo Viana, o Marquês de Sapucaí. O enredo e a sinopse foram divulgados no dia 8 de junho de 2015, no barracão da escola na Cidade do Samba.

 

 

Rio Carnival 2017
Samba Schools &
Samba Songs

Find here all Rio Samba School details with the latest samba songs and 2017 parading themes.

You will be able to listen to the 2017 samba songs on your own Rio Carnival Page as soon as they are released.

All samba school songs
info about the schools
all about 2017 rio carnival

Rio Carnival Samba School Photos

Titles of the School

YEAR PLACE
1954 Winner
1955 6th place
1956 12th place
1957 10th place
1958 10th place
1959 9th place
1960 10th place
1961 8th place
1962 2nd place
1963 10th place
1964 12th place
1965 3rd place
1966 3rd place
1967 2nd place
1968 9th place
1969 10th place
1970 6th place
1971 7th place
1972 6th place
1973 2nd place
1974 7th place
1975 7th place
1976 Winner
1977 Winner
1978 Winner
1979 2nd place
1980 Champion
1981 2nd place
1982 6th place
1983 Winner
1984 3rd place
1985 2nd place
1986 2nd place
1987 4th place
1988 3rd place
1989 2nd place
1990 2nd place
1991 4th place
1992 7th place
1993 3rd place
1994 5th place
1995 3rd place
1996 3rd place
1997 4th place
1998 Winner
1999 2nd place
2000 2nd place
2001 2nd place
2002 2nd place
2003 Winner
2004 Winner
2005 Winner
2006 5th place
2007 Winner
2008 Winner
2009 2nd place
2010 3rd place
2011 Winner
2012 4th place
2013 2nd place
2014 7th place
2015 Winner
2017